O Poder da Tipografia em Refletir a Cultura e Abraçar a Modernidade – Estudo de Caso da Nokia ASCEND Marketing Solutions 3 de Março, 2023

O Poder da Tipografia em Refletir a Cultura e Abraçar a Modernidade - Estudo de Caso da Nokia

A tipografia tem uma história rica que abrange séculos, com cada época e cultura a deixar a sua marca nesta forma de arte. A evolução da tipografia não é apenas um reflexo dos movimentos culturais e artísticos da época, mas também uma afirmação de modernidade. Desde os primeiros manuscritos até à tipografia digital, a tipografia tem um forte impacto no design e da comunicação.

A tipografia enquanto resultado de um sistema mecânico, data de meados do século XV com a invenção de Johannes Gutenberg. Os primeiros livros impressos foram criados utilizando esta nova tecnologia, e a tipografia rapidamente se tornou numa parte integrante do desenho de livros e da sociedade. As primeiras tipografias foram fortemente influenciadas pela escrita à mão, com o domínio de fontes com serifas. À medida que a tipografia evoluiu, também a necessidade de tipos de letra mais legíveis levou ao desenvolvimento de novas fontes sem serifas.

Ao longo do século XX, a tipografia continuou a evoluir à medida que surgiram novos movimentos culturais. O movimento Art Nouveau ofereceu-nos as tipografias decorativas e ornamentais, enquanto que o movimento Bauhaus enfatizava a simplicidade e funcionalidade no design. A era digital trouxe uma nova era de tipografia, com o desenvolvimento das fontes digitais e a capacidade de criar tipografias personalizadas de forma rápida e fácil.


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A tipografia atual e a evolução do branding da Nokia

 

Hoje, a tipografia continua a ser uma afirmação de modernidade, com a criação de novas tipografias que refletem as atuais tendências culturais e de design. O minimalismo possibilitou o desenvolvimento de tipos de letra cada vez mais limpos, fáceis de ler e versáteis na sua aplicação.

O caso recente da nova marca da Nokia, reflete mais do que a mera identidade visual ou criação tipográfica. Ela é o veículo para a mensagem que pretende reposicionar a NOKIA no mercado depois dos inúmeros desafios ultrapassados pela gigante finlandesa. Se a utilização de caracteres tipográficos arrojados e não convencionais pode ser uma afirmação de inovação e criatividade, a NOKIA não deixa as suas intenções por expressar. 

Por outro lado, se a nova marca reflete um “líder em inovação tecnológica B2B pioneiro no futuro onde as redes se encontram com a nuvem” somente o tempo dirá. O certo é que o novo logotipo desenvolvido pela Lippincott recupera o processo de depuração que se iniciou com a queda das serifas e que agora contínua com a subtração de vários pedaços das letras, a despeito de uma perda de legibilidade.

Dos manuscritos a tipografias digitais, a tipografia tem um impacto significativo no design e comunicação. Aos dias de hoje, continua a evoluir, refletindo as tendências culturais e servindo como uma declaração de modernidade e criatividade no design.

E para si, a nova marca da NOKIA é o reflexo do caminho que as empresas irão percorrer num futuro próximo?

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